domingo, 29 de junho de 2014

Pesquisa comprova que programas de televisão com foco na violência aumentam a taxas criminais


O Facebook foi usado para pesquisar as reações de humor dos internautas após serem expostos a notícias positivas ou negativas. O resultado mostrou que o humor dos usuários varia de acordo com o conteúdo a que é exposto.

Um estudo detalhando como o Facebook manipulou secretamente o feed de notícias de aproximadamente 700 mil usuários com o objetivo de avaliar o "contágio emocional" desencadeou revolta na rede social.

Durante uma semana em 2012 o Facebook manipulou o algoritmo usado para distribuir os posts no feed de notícias do usuário para verificar como isso afetou o seu humor.
estudo, conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell, e pela Universidade da Califórnia, foi publicado em junho na 17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência.
Os pesquisadores pretendiam verificar se o número de palavras positivas ou negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.
Observou-se que os usuários que tiveram o feed manipulado utilizaram palavras positivas ou negativas dependendo do conteúdo ao qual foram expostos.
Os resultados do estudo foram propagados quando a revista online Slate and The Atlantic abordou o assunto no sábado.
"Estados emocionais podem ser transferidos para os outros por meio do contágio emocional, levando as pessoas a experimentarem as mesmas emoções de modo inconsciente", afirmam os autores da pesquisa.
"Estes resultados provam que as emoções expressas pelos outros no Facebook influenciam nossas próprias emoções, o que evidencia o contágio em larga escala via redes sociais."
Enquanto outros estudos usam metadados para estudar tendências, este parece ser o primeiro a manipular dados para verificar se há reação.
A pesquisa é considerada legal de acordo com as normas do Facebook, mas seria ética?
"#Facebook FEED DE USUÁRIOS MANIPULADOS PARA EXPERIMENTO PSICOLÓGICO EM MASSA... Sim, está na hora de encerrar a conta do FB!", lia-se em post do Twitter.
Outros tweets usavam expressões como "super perturbador", "assustador" e "mau", assim como manifestações irritadas, para descrever o estudo.
Susan Fiske, professora da Universidade de Princeton que editou o artigo para publicação, disse a The Atlantic que ela ficou preocupada com a pesquisa e entrou em contato com os autores.
Eles disseram que o conselho institucional aprovou o estudo, já que "o Facebook manipula a atualização do feed dos usuários o tempo todo".
Fiske admitiu ter ficado "um pouco assustada" com o estudo.
O Facebook disse a The Atlantic que "considera cuidadosamente" a pesquisa e que há "um processo de avaliação interna".
O Facebook, maior rede social do mundo, informa ter mais de um bilhão de usuários ativos.

Fonte: G1

quarta-feira, 18 de junho de 2014

FIFA muda de opinião e pede apoio da PM na segurança dos estádios

Policiais estaduais e federais atuaram dentro da Arena Castelão, como agentes de proteção da torcida, durante o jogo do Brasil x México, na terça-feira (17) pela Copa do Mundo, informou o Ministério da Justiça. Por um acordo com o governo federal, a segurança das arenas da Copa é de responsabilidade da Fifa.

Essa segurança pela qual a Fifa é responsável é feita através de empresas privadas que cedem vigilantes civis, que atuam desarmados, chamados stewards. Este é o padrão internacional para eventos esportivos. A decisão de reforçar a segurança do jogo do Brasil ocorreu em uma reunião no domingo (15) entre os ministérios da Justiça, da Defesa e a Fifa. Naquele dia, torcedores tentaram invadir o Maracanã, no Rio de Janeiro, durante Argentina x Bósnia, e 11 argentinos foram detidos após pularem o muro e as catracas do estádio, sem ingressos para o jogo.

Nesta quarta-feira (18), o centro de imprensa do Maracanã foi invadido por torcedores chilenos sem ingressos antes da partida entre Espanha e Chile. O grupo tinha 100 torcedores. Foram detidos 25, e os demais subiram à arquibancada.

"Houve um número desproporcional de agentes de segurança para a torcida e atuamos como um reforço na segurança, para garantir a segurança interna", informou a assessoria do ministério. Segundo o Ministério da Justiça, a Fifa informou ao governo na reunião que o número de seguranças internos seria insuficiente diante da quantidade de pessoas que estariam na Arena Castelão para o jogo da seleção brasileira e que precisaria de uma ajuda para garantir a segurança dos torcedores.

Antes da confusão ocorrida no Maracanã nesta quarta, o Ministério da Justiça afirmou que não há informações sobre se o reforço vai se repetir em outros casos e que isso dependerá de análise da Fifa.

O Comitê Organizador Local (COL) da Fifa confirmou a reunião e disse que a decisão do reforço foi tomada em conjunto devido à dimensão da partida para ajustar uma "aproximação da segurança pública no perímetro do estádio em Fortaleza", além dos detectores de metais. Em nota (veja abaixo), o órgão diz que o conceito padrão do Mundial, com a atuação da segurança pública do lado de fora das arenas, permanece inalterado.

Não foi divulgado quantos policiais estaduais, federais e da Força Nacional atuaram no estádio. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou na terça-feira, em Fortaleza, que o governo estava suprindo deficiências da Fifa nos estádios. "Há um número insuficiente de vigias e nós passamos a assumir, então, parte da segurança. Vamos suprir esta deficiência", disse ele, segundo divulgou o jornal "O Estado de S. Paulo". A assessoria do ministério diz que ele se referia ao jogo da seleção e não a todos os jogos da Copa.

Torcedores cariocas relataram ter dado R$ 1.500 a um funcionário para entrar no Castelão. O mesmo grupo quase provocou uma briga com mexicanos no fim do jogo.

Empresa diz que levou o contratado

A empresa Gassa Vigilância, contratada pela Fifa para a segurança da Arena Castelão, disse que levou para o jogo todo o efetivo previsto no contrato - 430 vigilantes. Representante da empresa ouvido pelo G1 diz que desconhecia qualquer pedido de reforço do COL.

"O contrato com a Gassa é de 430 vigilantes. A outra parte é de outras empresas que prestaram serviços sublocadas e que levaram mais 400 agentes ao estádio. Todos os postos indicados pela Fifa foram assumidos, a polícia que estava dentro do estádio era da pronta-resposta. Eles ficaram na área deles e nós na nossa", afirmou ao G1 o diretor da Gassa, Francisco das Chagas de Castro Neto. "Não houve ocorrência, saiu tudo bem e como o planejado. Não me informaram nada de reforço."

Ao todo, 120 policiais militares estavam na Arena Castelão durante o jogo, para o caso de necessidade e de pronta-resposta, informa o major Jesus Andrade Mendonça, assessor de imprensa da PM do Ceará.

Segundo Mendonça, os PMs não atuaram especificamente como stewards, mas intervieram junto aos torcedores em dois momentos: 1) quando stewards não conseguiram retirar faixas de pessoas sobre propagandas da Fifa; e 2) na saída do público, após o fim da partida, nos bolsões e corredores, orientando torcedores em direção ao transporte público.

Veja a nota da Fifa:

"O COL, a FIFA e os Ministérios da Justiça e da Defesa ajustaram para a partida Brasil x México uma aproximação da segurança pública no perímetro do estádio em Fortaleza, além da presença nos detectores de metais. Essa decisão foi tomada no último domingo (15/6) em conjunto devido à dimensão da partida.
O conceito de segurança do programa estabelecido para a Copa do Mundo da FIFA, com a segurança pública atuando do lado externo e a segurança privada na parte interna, com a segurança pública posicionada em pontos estratégicos de pronta-resposta dentro do estádio, permanece inalterada."
Tahiane Stochero
Fonte: G1

sábado, 7 de junho de 2014

Coronel e Cabo da PMGO morrem em acidente aéreo

Um helicóptero AS 350 BA, caiu por volta de 00:30 horas,  em Aruanã-GO. 

Na queda da aeronave morreram o ex-jogador do Internacional e do Goiás, Fernando Lúcio da Costa (Fernandão), o Cel QOPM Reserva Milton Antônio Ananias (piloto), o Cb QPPM Reserva Edmilson de Souza Lemes (Vereador em Palmeiras-GO), Antônio de Pádua - Bidó (Primo do Governador Marconi Perillo) e Lindomar Mendes Vieira (Caseiro da Fazenda de Fernandão).

O helicóptero caiu logo após decolar em uma praia de água doce as margens do Rio Araguaia, localizada a cerca de 12 km da cidade de Aruanã. 
De acordo com informações da Policia Militar, que chegou ao local do acidente 20 minutos após o fato, o único passageiro que apresentava sinais vitais era Fernandão, que foi imediatamente encaminhado ao hospital da cidade. "Estava desacordado, mas respirava, com certa dificuldade. Colocamos em embarcação e deslocamos".
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está deslocando equipe de Brasília para o local com a finalidade de apontar as causas do acidente, embora esse laudo só deverá sair daqui 30 dias.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Proposta cria cargo único para Policial Federal

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição 361/13, do deputado Otoniel Lima (PRB-SP), que define carreira de cargo único para policial federal e estabelece as funções superiores de polícia investigativa e judiciária; operacional e administrativa; e técnico-científica.

O texto estabelece que a carreira será organizada em quatro classes, que componham 14 padrões a serem cumpridos nos 17 anos iniciais da carreira. A PEC determina que a diferença entre o valor dos vencimentos dos padrões inicial e final da carreira não poderá ser superior a 20% da maior remuneração, devendo ser preservados os direitos de inativos e pensionistas a esses novos parâmetros.


Atualmente, são cinco os cargos da polícia federal: delegado de polícia federal, perito criminal federal, escrivão de polícia federal, agente de polícia federal e papiloscopista policial federal.


Na opinião de Otoniel Lima, a criação de apenas um cargo é uma providência importante para dar coesão ao contingente policial, para uma formação inicial padronizada e que será desenvolvida em especialidades. De acordo com o parlamentar, com a nova lógica de desenvolvimento profissional, espera-se que o policial se especialize ao longo de sua carreira.

Cargos atuais

Pela proposta, os ocupantes dos atuais cargos da carreira de policial federal ingressarão na nova carreira, em suas classes e padrões, por meio de enquadramento, facultada a opção para se manter no cargo atual, que se tornarão cargos em extinção, ou serem reaproveitados em outros órgãos.

A proposição assegura aos inativos e pensionistas dos atuais cargos os proventos e pensões devidos ao padrão correspondente ao da nova carreira e proíbe qualquer redução salarial.

Chefias

De acordo com a PEC, as funções de chefia e comissionadas serão classificadas e ocupadas apenas por membros da carreira policial federal, nas especialidades de polícia investigativa e judiciária; operacional e administrativa ou técnico científica.

Para o deputado Lima, essas diretrizes para a reestruturação da carreira da Polícia Federal são fundamentais para o fortalecimento da instituição que mais conta com a confiança dos brasileiros e que investiga e reprime os crimes que maior dano podem causar à União.

Tramitação

Inicialmente, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, ainda terá de ser examinada por uma comissão especial criada especialmente para esse fim, antes de seguir para votação, em dois turnos, no Plenário.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dilma pede que Congresso inclua reajuste de carreiras da PF no orçamento deste ano.

A presidente Dilma Rousseff encaminhou mensagem ao Congresso Nacional para permitir que reajustes salariais concedidos a carreiras da Polícia Federal sejam incluídos no orçamento federal deste ano. 

A alteração à lei orçamentária precisa ser aprovada pelo Legislativo, pois o acordo, iniciado em 2012, foi aceito pelos servidores somente após o prazo para negociação definido originalmente pelo governo, de dezembro de 2013.

No dia 30 de maio, data da mensagem encaminhada por Dilma ao Congresso, a Secretaria de Relações de Trabalho, do Ministério do Planejamento, informou ter assinado termo de acordo de reajuste salarial com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), prevendo um reajuste de 15,8% a ser pago até janeiro de 2015 para agentes, escrivães e papiloscopistas.

De acordo com o Planejamento, o acordo também inclui a classificação dos cargos da categoria como de nível superior, atendendo a antiga reivindicação dos policiais federais, e define também a instalação de um grupo de trabalho com o objetivo de estudar a reestruturação da carreira. 

Na justificativa encaminhada a Dilma, o Ministério do Planejamento ressaltou que a proposta “busca atender a demanda da única categoria de servidores públicos que ainda não tinha sido contemplada com os aumentos salariais e reestruturação de carreiras concedidas aos demais servidores públicos” desde 2012.  

Bruno Peres - Brasília

Fonte: valor.com.br