Na história brasileira, verificamos que, logo após o descobrimento, em 1549, forças pagas com características militares foram criadas para “manter a ordem e garantir a defesa interna das vilas” com a denominação de Serviço de Ordenanças ou Quadrilheiros.
Em 1808, como conseqüência da campanha napoleônica de conquista do continente europeu, a Família Real Portuguesa, juntamente com sua corte, decide mudar-se para o Brasil. Com a chegada dessa nova população, os Quadrilheiros não foram mais suficientes para fazer a proteção da corte, então com cerca de 60.000 (sessenta) mil pessoas, sendo mais da metade escravos.
Assim, em 1809, foi criada a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte, com o objetivo de policiar as ruas da corte, coibir o contrabando e o descaminho.
Em 1831 foram criadas as Guardas Municipais Permanentes de Voluntários e, assim que os Estados foram se estruturando, criaram-se órgãos policiais que ao longo dos tempos receberam várias denominações, tais como Guarda Municipal Permanente, Força Pública Estadual, Força Policial, Brigada Militar e, por fim, Polícia Militar.
A nossa Segurança Pública, aqui no Rio Grande do Sul, chama-se "Brigada Militar" a força da comunidade,que inclusive ontem completou 172 anos
ResponderExcluirde serviços prestados com muita dedicação a cada pessoa que busca sua ajuda.
Saudações! Por compartilhar seus conhecimentos. Muito Obrigada!