sábado, 23 de janeiro de 2010

Faltam Policiais no Estado

Cidade fecha ruas com correntes e cadeados para evitar assaltos


Cansada da presença de bandidos e da ausência de polícia, uma pequena cidade do interior de Alagoas resolveu fechar-se literalmente ao crime. Boca da Mata simplesmente trancou ruas e avenidas que dão acesso à cidade com cadeados e correntes. A medida parece estar dando resultado. Desde que as correntes foram colocadas, os assaltos pararam.

Boca da Mata é cidadezinha do interior de Alagoas, com 26 mil habitantes, cercada por serras e verde. Parece um lugar tranquilo para se viver, mas a violência tirou o sossego dos moradores. É difícil encontrar um comerciante que não tenha uma história de assalto para contar. O comerciante José Vanderlei Santos, por exemplo, teve o mercado assaltado duas vezes.

- Atiraram para todo canto, quebraram tudo, o que tinha na gaveta levaram - relata Santos.

" Se tivéssemos um estado onde o aparelho de Segurança Pública funcionasse de forma adequada, certamente, não estaríamos utilizando essas correntes "

A única agência bancária foi invadida por bandidos oito vezes.

- Não podia ouvir um tiro, nem um estouro, que já baixava as portas. Via alguém correr já pensava que era assalto, era apavorante - diz a comerciante Sônia Pedro da Rocha.

Por causa dessa situação, o banco ameaçou deixar a cidade e os moradores resolveram se mobilizar, já que Boca da Mata tem apenas 10 policiais militares. Comerciantes, autoridades e lideranças se uniram para tomar medidas de emergência.

A solução que Boca da Mata encontrou para tentar dar a sensação de segurança à população foi bem caseira: corrente e cadeado. Avenidas e ruas de acesso ao centro foram bloqueadas durante o horário comercial. Só uma rua fica aberta para a passagem dos carros. Eles não pediram reforço policial, muito menos câmeras de vigilância.

- Se tivéssemos um estado onde o aparelho de Segurança Pública funcionasse de forma adequada, certamente, não estaríamos utilizando essas correntes para nos esconder dessa violência que assola nosso estado - afirma José Gilson da Costa Neves, do Conselho Municipal de Defesa Social.

Coincidência, ou não, os crimes em Boca da Mata pararam. Ainda assim, o sistema de segurança não agrada a todo mundo.

- Dá uma sensação de segurança, mas vai atrapalhar o bandido que quer assaltar? - questiona a vendedora Célia Costa.

O secretário de Defesa Social de Alagoas, Paulo Rubim, disse que outros municípios também puseram correntes e câmeras de vídeo. Segundo ele, faltam policiais no Estado. (Grifo nosso)


Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário