Caminhos para a solução
Uma das virtudes do método comparativo é permitir ver o que funciona e o que não funciona nas políticas de segurança pública. Na Austrália, na área do Mitcham Council houve uma redução clara no número de crimes.
A principal diretriz foi concentrar os esforços preventivos e repressivos nos reincidentes. Essa diretriz se baseia no dado encontrado em muitos países e em suas subdivisões de que um pequeno número de pessoas é responsável por uma alta percentagem dos crimes. Deu certo mais uma vez, agora na Austrália.
O Office of Crime Statistics and Research publicou as estatísticas mais recentes que mostram uma queda no número total de crimes de 6.366 para 4.344 entre 2006 e 2010. Os crimes contra a propriedade caíram mais de um terço nesse quinquênio e os roubos de casas etc. baixaram de 771 em 2006 a 422 em 2010. As infracoes e crimes no trânsito caíram ainda mais, de 913 a 421.
O chefe de polícia informou que a queda na subdivisão chamada Sturt Local Service Area foi de quase dez por cento no ano passado.
Concentrar esforços na prevenção de crimes cometidos por reincidentes e na repressão dessas pessoas tem dado certo.
GLÁUCIO SOARES
IESP/UERJ
Fonte: Blog Conjuntura Criminal
Nenhum comentário:
Postar um comentário