BM, PM, PC...
Duas propostas de emenda à Constituição, ambas apresentadas em 2009 e atualmente paradas na Câmara dos Deputados, buscam desmilitarizar os bombeiros em todo o país.
A iniciativa não é nova. Pelo menos desde 1997, quando o assunto entrou na agenda do governo de Fernando Henrique Cardoso, esse tipo de projeto é travado pelo lobby das polícias.
Agora, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), criou uma comissão especial para analisar essas e outras propostas ligadas à área de segurança. A ideia é acelerar a tramitação dos projetos, enviando para votação no plenário os que obtiverem consenso.
Mas a transformação dos bombeiros em órgão civil de defesa pública faz parte de um debate ainda mais polêmico: a unificação das polícias civis e militares, passo que pode levar ao fim das PMs.
As duas propostas de emenda constitucional dedicam-se quase que inteiramente a isso, reservando um pequeno trecho à mudança de status dos bombeiros.
Demétrio Weber, O Globo
Fonte: Blog do Noblat
Não concordo.Estamos ha mais de 100 anos realizando o serviço de forma diferenciada justamente por sermos militares.Ninguém é forçado a entrar na corporação. O faz por opção e sabe o que vai encontrar. O militarismo é milenar e é copiado nos organogramas de todas empresas, a única diferença é que se entrar uma crise econômica o risco de demissão é sumário.Penso que essa atitude aqui no Brasil é um erro porém independente da condição de militar, serei bombeiro para sempre.
ResponderExcluirSD BM