terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ucrânia Controla Manifestantes Através de Celulares



KIEV, Ucrânia - O governo ucraniano usou a tecnologia de telefone para identificar a localização de telefones celulares em uso perto de confrontos entre policiais de choque e manifestantes na terça-feira, o que ilustra que as técnicas que podem ser usadas para direcionar informação comercial pode servir a aplicação da lei também.

Pessoas próximas ao combate entre polícia e manifestantes receberam uma mensagem de texto pouco depois da meia-noite dizendo "Caro assinante, você é registado como participante de um distúrbio em massa".

O fraseado ecoou a linguagem de uma nova legislação -a participação em um protesto violento é considerado crime punível com pena de prisão. A lei entrou em vigor na terça-feira.

Esta lei e um pacote de outra legislação aprovada pelos partidos políticos pró-governo no Parlamento, utilizando regras da vizinha Rússia, que foi pioneira nas regras sobre a liberdade de expressão e de reunião pública com recursos tecnológicos.

Na agitação civil na capital ucraniana, Kiev, no entanto, a mensagem de texto parecia ter pouco efeito. Três horas depois de ter sido enviado, a polícia de choque empurrou barricadas e retirou os últimos ônibus queimados em Hrushevskoho Street, perto do Parlamento, mas foram, no entanto, recebidos por uma multidão de manifestantes com máscaras de esqui e capacetes que levavam paus e demonstravam estarem prontos para a luta.

A polícia disparou balas de borrachas e granadas de efeito moral. Eles pressionaram tanto quanto uma catapulta de lançamento de calçada construída por manifestantes no dia anterior e desmantelou a mesma antes de recuar.

Em outra tática aparentemente sendo incrementada na terça-feira para pressionar os manifestantes, jovens utilizando varas percorriam ruas perto da praça central, batendo nos manifestantes e quebrando vitrines de lojas, incluindo a janela de um bar em Khreshchatyk, a rua principal.

Os líderes da oposição disseram que acreditavam que essas pessoas sejam hooligans e homens desempregados transportados de ônibus para a capital pelo governo para fornecer uma força de apoio a polícia, usando músculos da rua para intimidar os manifestantes e escurecer a imagem do movimento por incitar a violência.

Testemunhas relataram nas redes sociais que, como esta se desenrolou em torno de quatro horas, a polícia tinha desaparecido das ruas no centro de Kiev, para além das forças anti-motim que confrontam manifestantes e guardando o edifício do Parlamento.

"Transtornos não devem ser autorizados" afirmou Vitali Klitschko, ex-campeão mundial de boxe e líder do partido político Punch, o mesmo escreveu sobre os bandidos em sua conta no Twitter. "Este é um plano das autoridades para introduzir um estado de emergência."

No início da manhã da terça-feira, ativistas da oposição, usando máscaras de esqui e empunhando tacos de beisebol, haviam detido cerca de uma dúzia desses jovens rivais e marcharam de volta para um dos vários edifícios ocupados por manifestantes.

Ativistas da oposição questionaram os detidos em uma transmissão da estação de televisão, controlada pela oposição. Vários dos jovens disseram que foram prometidos cerca de US $ 25 para criarem distúrbios perto da praça, mas não explicaram claramente que os tinha contratado.

Um ativista que tem se destacado no movimento, Ihor Lutsenko, desapareceu terça-feira após homens desconhecidos obrigarem o mesmo a entrar em um carro no estacionamento de um hospital, de acordo com um post no Facebook colocado pela esposa do Sr. Lutsenko.

Os protestos começaram em novembro, após o presidente Viktor Yanukovich F. ter recusado assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia, tendo iniciado negociações de um acordo de ajuda financeira com a Rússia em seu lugar. O movimento parecia estar desaparecendo, mas foi revigorada pela oposição após as novas leis contra as manifestações terem sido aprovadas pelo Congresso na semana passada.

Andrew E. Kramer
Oksana Lyachynska contribuíram com reportagem.

Fonte: Jornal NYTimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário