sexta-feira, 30 de maio de 2014

TUDO É POLÍTICA!!!



Alguns amigos indagaram o porquê dessa turma anti-copa não ter se manifestado antes do Mundial e, somente agora, às vésperas do evento, eles estão a gritar nas redes sociais?

Os mesmos afirmam ainda que os prejuízos à imagem do Brasil, caso ocorram manifestações violentas durante o Mundial, serão irreparáveis e se estenderão durante décadas, atingindo até as gerações vindouras.

 Tenho respondido aos mesmos que “tudo é política”, não é por R$ 0,20!

Ocorre que o partido que lidera as pesquisas eleitorais para a Presidência da República pode ser beneficiado ou prejudicado pelo resultado do Mundial.

Se não ocorrerem manifestações durante a Copa e a Seleção Brasileira ganhar o Mundial, o partido que lidera as pesquisas ganha no primeiro turno.

Se ocorrerem manifestações e essas atrapalharem o evento, minimizando o brilho dos Estádios e maximizando a sujeira das ruas, o pleito eleitoral terá segundo turno com vantagens para a oposição.

Caso a Seleção Brasileira perca o Mundial as alegres ruas verde-amarelas ficarão tristes e cinzas, com manifestações contra tudo, inclusive a Copa.

Nesse caso o pleito eleitoral será resolvido ainda no primeiro turno, com vitória esmagadora da oposição. Sabendo dessa possibilidade, os opositores do governo buscam incansavelmente uma forma de convencer esses eleitores a protestarem.

Mas como colocar o manso e pacífico povo brasileiro nas ruas durante a Copa do Mundo? Como fazê-los desistir de gritar pelo gol e torcer pela Seleção? Como embriagá-los de raiva em vez de cerveja?

Missão quase que impossível!

Contudo, as pesquisas indicam que 70% do eleitorado brasileiro concentram-se em duas regiões, Sudeste e Nordeste.  São essas regiões as que mais apresentaram crescimento dentro da nova classe média brasileira, sendo que essa classe social é a campeã na compra de computadores e smartphones. Esses aparelhos são os mais  utilizados por esse grupo para acessar as redes sociais, principalmente o Facebook.

Assim, a tática da oposição é utilizar as redes sociais para divulgar as falhas e desvios do governo no quesito Copa. Atingindo o público certo no médio prazo, a oposição conscientiza o eleitor mas perde votos no curto prazo, visto que torce contra o time para ganhar o campeonato.

Porém, no longo prazo, toda essa mídia negativa irá criar nesse público razões para ele protestar. Se não antes e durante o Mundial, visto que é um torcedor canarinho, ao menos após a eliminação da sua seleção da Copa, visto que é um sofredor pardal.

Por enquanto os manifestantes são compostos pelos revoltados de sempre, estudantes e grupos radicais. Mas, acredite, uma enorme parte dos eleitores estão tomando consciência das mazelas brasileiras e desvios dos recursos públicos, do abandono das escolas e hospitais, da insegurança pública e dos gastos desenfreados com estádios de futebol, etc.

Essa estratégia levará o pleito eleitoral ao segundo turno ou a vitória da oposição, acreditam os divulgadores dessas mensagens nas redes sociais, visto que enquanto o povo clama por pão nas ruas o governo oferece um circo nos estádios.

Giovanni Valente Bonfim Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário