sábado, 8 de maio de 2010

Número dois das Farc é preso no Brasil

Informa site do jornal 'El País'.



RIO - O número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), José Luis Sanchez, foi preso pela Polícia Federal brasileira em Manaus, no Amazonas, com outras oito pessoas e 45 quilos de cocaína, informa o site do jornal 'El País'. Responsável pelas finanças da guerrilha colombiana, ele vivia no Brasil com uma identidade falsa. Ele era conhecido na região como Daniel Rodrigues Horosco ou Tatareto.

José Luis Sanchez era procurado pelo governo colombiano por envolvimento em assassinatos, seqüestros e extorsões. Ele foi identificado a partir de impressões digitais obtidas com o governo colombiano. Segundo o policial Leandro Almada da Costa, um dos irmãos do guerrilheiro estava entre as pessoas que foram presas com ele. Ele também usava identidade falsa.

A Polícia Federal nega que as FARC tenham uma base de operações no Brasil. Segundo as autoridades, Sanchez e seus companheiros estavam no Brasil para atuar exclusivamente no tráfico de drogas que ajudaria a financiar a instituição, e não para fins políticos. Ele foi preso em uma das casas que possuía em Manaus, capital do Amazonas. A polícia também apreendeu uma estação de rádio através da qual o guerrilheiro se comunicava com a base das Farc na Colômbia.

Tatareto já havia sido preso uma vez com 10 quilos de cocaína em Manaus, mas foi inocentado por seu motorista, que alegou ser dono da mercadoria ilegal. Ele está agora em uma prisão na Amazônia.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê as FARC como um movimento de libertação e não um movimento terrorista. Em mais de uma ocasião, o governo brasileiro se ofereceu para mediar as conversas entre as FARC e o governo da Colômbia.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário