domingo, 18 de julho de 2010

Fim de semana sangrento deixa 57 mortos, sendo 17 jovens

Forte onda de violência ligada ao crime organizado deixa mortos e feridos por todo o México




Membros da polícia federal mexicana chegam ao local onde um grupo de homens armados lançaram granadas de fragmentação contra a polícia local, matando dois policiais e ferindo 12. (Jesus Alcazar/AFP)


A onda de violência ligada ao crime organizado no México matou ao menos 57 pessoas neste fim de semana, a maioria no norte do país, entre elas 17 jovens que foram assassinados na madrugada deste domingo em uma festa, segundo relatórios das procuradorias locais.


Os 17 jovens de 20 e 30 anos foram alvejados por homens fortemente armados que entraram por volta de 1h30 locais (3h30 de Brasília) em um centro recreativo no subúrbio da cidade de Torreón, estado de Coahuila, onde participavam de uma festa, informou a procuradoria local. "Temos 17 mortes relatadas" como resultado do ataque ocorrido a uma festa ao ar livre, disse à AFP Fernando Olivas, delegado da procuradoria de Coahuila.


Uma fonte da polícia estadual assegurou que o ataque também deixou ao menos uma dezena de feridos. "Um comando fortemente armado chegou e gritaram 'matem todos' e começaram a disparar", afirmou a fonte da polícia estadual ao citar testemunhos de alguns sobreviventes. A fonte da polícia completou que no local estavam mais de 200 buracos de balas de armas de grosso calibre — como fuzis AK-47 — frequentemente utilizados por membros do crime organizado.


Esse massacre soma-se a ao menos outros cinco registrados no México em 2010, incluindo o dos 15 jovens que participavam de uma festa em Ciudad Juárez, em janeiro passado.


Torreón, uma cidade com importante desenvolvimento industrial e que faz fronteira com Durango — ambas ao norte do país — foi cenário de diversos ataques nos últimos meses como resultado das disputas entre os cartéis de drogas. Com esses 17 jovens assassinados, o número de mortes violentas no México desde a tarde de sexta-feira soma 57, sendo 53 registrados no norte do país, enquanto que nos arredores do balneário de Acapulco, — que fica ao sul — no sábado, foram assassinados quatro policiais.


Entre as vítimas do sangrento fim de semana estão também dois policiais do estado de Nuevo León. Eles foram atacados na madrugada de sábado em uma estrada que leva à cidade de Monterrey, capital do estado e a terceira maior cidade do país, informaram fontes policiais.


Em Chihuahua, fronteira com o Texas, diferentes atos de violência deixaram ao menos 22 pessoas mortas na noite de sexta-feira e na manhã deste domingo, 18 delas em Ciudad Juárez, incluindo cinco trabalhadores de um salão de beleza. Eles estavam reunidos na casa de um deles em uma festa quando foram assassinados.


Na sexta-feira, a cidade de Nuevo Laredo, no estado de Tamaulipas (fronteira com o Texas, EUA) foi paralisada por bloqueios nas ruas por conta de confrontos entre grupos rivais, deixando um saldo de 12 mortos, segundo um relatório do Ministério do Interior.


Como parte da escalada da violência no México, na última quinta-feira foi registrado um inédito ataque com carro-bomba em Ciudad Juárez, que deixou quatro mortos e 11 feridos.



Fonte: Agência France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário