terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Poder da Farda

Aumento de salários para policiais e militares






O governo equatoriano anunciou nesta segunda-feira o aumento salarial entre US$ 400 e US$ 570 para quatro patentes de policiais e militares em todo o país, quatro dias depois de uma revolta policial que levou o caos ao Equador.

O decreto faz parte de uma homologação salarial que estava pendente desde 2008, informaram os ministros da Defesa, Javier Ponce, e do Interior, Gustavo Jalkh, em entrevista coletiva hoje.

O ministro da Defesa negou que a medida esteja vinculada ao levante da quinta-feira passada, e disse que o decreto já tinha sido estudado desde agosto. "O acordo ministerial foi assinado no sábado. É lamentável que as datas tenham coincidido, mas é um assunto que já estava definido antes." Ele ainda garantiu que os valores recebidos por bônus e condecorações, estopim do levante da semana passada, não serão mexidos até dezembro deste ano.

Na última quinta-feira (30), o presidente ficou isolado em um hospital por quase 12 horas e só foi liberado no início da madrugada de sexta. Para levá-lo de volta ao palácio presidencial, o Exército do Equador e policiais rebelados entraram em confronto e houve troca de tiros. Em discurso após ser resgatado, Correa afirmou que fará uma "limpeza profunda na polícia nacional" e que "não haverá perdão, nem esquecimentos".

As intensas manifestações no país foram motivadas por uma proposta do governo que reduz benefícios salariais das forças de segurança e que está em votação na Assembleia Nacional. Em reação ao amplo protesto de policiais e de parte dos militares, o Equador decretou estado de exceção por uma semana em todo o território nacional e delegou o policiamento e a segurança interna e externa do país às Forças Armadas.


Fonte: Blog do Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário