domingo, 4 de agosto de 2013

Perguntas aos Futuros Comandantes


1. Você deseja ser o comandante da sua corporação?
2. Você está preparado para comandar a sua corporação?
3. Cite 03 características que seus concorrentes definem como suas fraquezas (defeitos)?
4. Cite 03 características que seus concorrentes definem como suas forças (qualidades)?
5. Quais são os problemas atuais da sua corporação? Se nada for mudado o que estes problemas acarretarão nos próximos 05 anos? Quais são seus projetos para resolver esses problemas?
6. Segundo suas observações, a corporação vai aumentar de tamanho (unidades/efetivo/viaturas) nos próximos 05 anos? Em caso positivo, a logística atual está preparada para essa nova estrutura? O que você faria hoje para adequar a logística a essa nova realidade?
7. Quantas viaturas sua corporação deve possuir? Próprias ou não? Quais devem ser os modelos? Padronizar ou diferenciar por atividade? Quais as vantagens e desvantagens desses modelos?
8. Qual é a solução para a falta de efetivo? Essa solução vai impactar na previdência? Como maximizar o uso do efetivo atual sem novas contratações? A farda atual é a ideal? Se não, qual é o melhor modelo? Padronizar ou diferenciar por atividade? Quais as vantagens e desvantagens desses modelos?
9. Quem é o cliente da sua corporação? Quais são os produtos que sua corporação oferece a esse cliente? O cliente está satisfeito com esses produtos? Quais produtos o cliente não está satisfeito? Como melhorar ou eliminar os produtos ruins para o cliente?
10. Se sua corporação tivesse que eliminar todos os produtos que ela oferece ao cliente, devendo escolher apenas um (essencial), qual seria esse produto? Como melhorar esse produto? O cliente estaria disposto a pagar no futuro por produtos indispensáveis que ele usa hoje e não paga?
11. O que é um bom policial na visão do seu cliente? Você é esse policial? Seus subordinados são esse policial? Como mudar para ser esse policial?
12. O que é criminalidade? Quais são os limites que seu cliente suporta de criminalidade? Onde a criminalidade da sua cidade está concentrada (Paretto)? Você trabalharia nessa região? Você deixaria sua esposa em casa e as crianças na escola nessa região?
13. O que é foco na criminalidade? O que você faria para solucionar a criminalidade nas regiões mais violentas? Você já testou essas ideias na prática?
14. Cite 05 crimes que impactam mais que os outros nas taxas criminais? Como você pretende reduzir esses crimes em seu comando?
15. Com relação a esses 05 crimes. Quais são as taxas nos países de primeiro mundo? Quais são as taxas na América Latina? Quais são as taxas no Brasil? Quais são as taxas por Estado no Brasil? Quais são as taxas no seu Estado? Quais são as taxas na sua cidade?
16. Se nada for feito, quais serão as taxas desses crimes em 2018?
17. Cite 02 ações, para cada um dos 05 crimes, que você colocará em prática para reduzir essas taxas.
18. Cite 05 metas, fora criminalidade, que você pretende implantar no seu comando?
19. Qual é o efetivo necessário daqui a cinco anos? Quantos policiais devem ser formados por ano para atender essa demanda? Onde eles serão formados? O local tem capacidade para esse montante? Quantos instrutores sua corporação necessita para essa formação? Existem esses instrutores? Quantas fardas devem ser adquiridas? Quantos EPI's? Quantas viaturas? Quantas armas? Qual será o valor da folha de pagamento? Qual será o impacto dessa folha (futuro) no orçamento do seu Estado (presente)? O Estado suporta esse impacto?
20. Se nada mudar, qual será o efetivo que você encontrará ao assumir o comando daqui a cinco anos?
21. Se nada mudar, qual será a criminalidade no seu Estado em 2018 (05 crimes estabelecidos)?
22. O que você fará de diferente tendo o efetivo de hoje e a criminalidade de 2018?
23. Considerando que o crime de furto é a modalidade criminosa que mais cresce no planeta; considerando que o furto é praticado por no máximo 02 criminosos; considerando que o serviço de rádio patrulhamento é a modalidade de policiamento que mais cresce no planeta; considerando que o rádio patrulhamento é praticado por no mínimo 02 policiais. Pergunta-se: Como reduzir as taxas de furto e o número de policiais empregados nessa atividade?
24. Considerando que o crime de roubo é a modalidade criminosa violenta que mais cresce no planeta; considerando que o roubo é praticado por no mínimo por 04 criminosos; considerando que o serviço de patrulhamento tático é a modalidade de policiamento que mais apresenta sucesso no combate a esse tipo de crime; considerando que o patrulhamento tático é praticado por no máximo 04 policiais. Pergunta-se: Como reduzir as taxas de roubo e aumentar o número de policiais empregados nessa atividade?
25. É possível reduzir as taxas de homicídios? Com base nos princípios de Paretto responda: Se você soubesse que existe uma concentração de determinada natureza criminal em uma determinada região da sua cidade; considerando que essa concentração ocorresse também por bairros, ruas, horários, dias da semana, idades das vítimas, idade dos autores, tipo de vítimas, tipo de autores, armas utilizadas, veículos dos autores, veículos das vítimas, logradouros, etc. Você conseguiria prever esse tipo de crime? Em caso positivo, o que você faria para reduzi-lo?
26. Nos homicídios passionais, é possível reduzir as taxas? Apreender armas de fogo é uma forma de reduzir este tipo de crime? Apreender armas brancas é uma forma de reduzir este tipo de crime? Abordar e até deter as pessoas que ameaçam de morte seus parceiros (as) é uma forma de reduzir este tipo de crime? Incentivar a denúncia é uma forma de reduzir este tipo de crime? Fechar bares nas regiões mais violentas é uma forma de reduzir este tipo de crime?
27. Partindo da premissa que o consumo de drogas não é crime, que dentro de 05 anos o porte de drogas também não será crime, como reduzir o tráfico de drogas? Qual é o horário em que os viciados se reúnem na sua cidade? Você sabia que é nesse horário que as drogas chegam e são distribuídas? Você conhece os viciados em sua cidade? Você identificaria o viciado distribuidor das drogas em sua cidade? Você já seguiu o mesmo ou solicitou a quebra do seu sigilo telefônico? Você conhece as características físicas dos traficantes da sua cidade? Quais são os veículos que eles utilizam? Onde eles residem? Que horas eles chegam e saem de casa? Quem é o chefe deles?
28. O treinamento do seu efetivo é o ideal para combater a criminalidade da sua cidade? Seus policiais sabem distinguir o morador do visitante? Sabem quem são os criminosos, por modalidade de crime? Eles conseguem reconhecê-los nas ruas? Se você perguntar aos mesmos onde são os pontos quentes de estupros, roubos, furtos, homicídios, tráfico, etc., eles conseguem responder? Em caso positivo, indague aos mesmos quanto tempo permaneceram de policiamento nesses locais na última semana, se não houve policiamento nesses locais sua área está em perigo.
29. O bom policial é o que mais prende ou mata criminosos? Quantos bons policiais existem em sua unidade? Quantos desses policiais foram acusados de corrupção ou homicídio nos últimos 05 anos? Quantos estão respondendo processos? Quantos estão condenados? Quantos foram expulsos?
30. Qual é o modelo de policiamento que produz os mesmo resultados dos bons policiais sem incriminá-los ou envolvê-los em desvios de conduta?
31. Você já visitou a imprensa da sua cidade e sugeriu a divulgação de dados que reduziriam a criminalidade na região? Já participou de encontros comunitários e orientou a população? Já participou de missas e cultos orientando os fiéis? Já visitou o juiz, o promotor, o delegado e propôs ações em conjunto? Você reúne com seus oficiais para debater a criminalidade em sua área? Você conversa com a sua tropa sobre esses assuntos? Você já visitou a residência de algum subordinado seu?
32. Seus policiais realizam ações de segurança preventiva, tais como solicitar aos moradores que fechem as portas, portões e janelas? Seus policiais visitam as residências das pessoas vitimas de crimes após o ocorrido, visando orientá-las para evitar novos ataques? 
33. Se houvesse hoje uma pesquisa em sua cidade, a população aprovaria seu serviço? Aprovaria  o serviço de todos os seus subordinados? Você já solicitou a retirada dos subordinados que a população não aprova? Você já retirou do policiamento externo os policiais envolvidos em denúncias de violência ou corrupção? Você já puniu esses casos? Você é necessário nesse comando ou pode ser substituído por um policial melhor preparado?


"O povo conspira com quem o protege."
                                                Maquiavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário