quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Colégios militares entre as melhores públicas


Cinco melhores em Goiás são Colégios da Polícia Militar


As cinco escolas estaduais de Goiás que aparecem com as melhores médias no raking nacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 são geridas pela Polícia Militar. O Colégio Polivalente Modelo Vasco dos Reis, localizado no Setor Oeste, em Goiânia, tem a melhor colocação entre todas as escolas estaduais goianas. Entretanto, só ocupa a 3162ª posição nacional, com média 549,41.

O Colégio Dr Cesar Toledo segue bem abaixo, ocupando apenas a 3570ª posição, seguido pelo Hugo de Carvalho Ramos, na 3612ª colocação. Enquanto o colégio Carlos Cunha Filho ocupa a posição 3761 e o colégio da PM Dionária Rocha está na 4850ª colocação. Os dados compreendem apenas os resultados das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio e que tiveram mais de dez participantes. Ainda não contam as escolas de ensino integral do Estado.

O superintendente de inteligência pedagógica e formação da secretaria estadual de Educação, Raph Gomes Alves, diz que, embora preocupante, o número de escolas estaduais que entraram nos critérios de avaliação para a produção do ranking pelo MEC cresceu 18% de 2011 a 2012. O que sinaliza maior incentivo e participação dos estudantes de escolas públicas no exame, já que é voluntário.

Alves lembra que os colégios militares possuem os professores disponíveis na rede de educação, têm o mesmo currículo e seguem a política educacional estadual disponível para os colégios regulares, porém possuem alguns quesitos que os diferenciam dos outros. O primeiro deles é certa pré-seleção. Embora não há provas para selecionar os estudantes, as famílias que buscam este tipo de instituição normalmente incentivam mais a educação dos filhos.

Outro critério é a melhor gestão das escolas. As instituições militares, segundo o superintendente, gerem melhor os espaços. Para ele, o tipo de gestão dos colégios militares é mais rígido e cuidadoso, o que explica a posição mais alta no ranking em relação às outras escolas estaduais.

O superintendente lembra que o Enem não é utilizado para avaliação das escolas pelo governo, mas apresenta maior constância nos métodos de avaliação e divulgação de resultados. O que favorece a análise e permite aferir alguns critérios. “Os números podem ser usados como indicadores e incentivadores para que mais estudantes façam o exame. O Enem caminha para ser um importante instrumento de avaliação das escolas”, diz.

Particulares

Dentre as 20 melhores médias no exame do Enem todas são de instituições particulares. O Colégio WR aparece na 16ª posição nacional, com média 698,43. Diferente dos outros Estados do Centro-Oeste, Goiás é o único que não conta com colégios públicos entre os 20 primeiros. A pública mais bem colocada do Estado é municipal: Colégio Castro Alves, que aparece em 31º lugar de Goiás, com média 581,50.


Eduardo Pinheiro

Fonte: Jornal O Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário