domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016: Cidade vai ganhar reforço na segurança

Legado


RIO - O investimento em segurança é uma das bases do projeto da Rio 2016. A previsão é de que, já a partir de 2010, esteja funcionando o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será construído ao lado do Sambódromo. Inspirado num modelo adotado em Madri e Nova York, o centro é uma espécie de bunker,que vai funcionar 24 horas por dia e terá representantes de oito órgãos do município, do estado e do governo federal. Juntos, eles vão monitorar por câmeras as principais áreas do município, podendo resolver rapidamente problemas tanto de segurança, quanto de trânsito, ordem pública e emergências médicas.
Assista ao vídeo sobre o projeto do Rio 2016.

Pelo projeto, o CICC terá três andares. No primeiro, ficará a parte administrativa. O segundo será ocupado pelos serviços de teleatendimento, que receberão as chamadas relativas a segurança, trânsito, ordem pública, defesa civil ou resgates médicos. No terceiro andar, ficará a sala de gerenciamento de crise, que tanto poderá ser usada durante a Copa do Mundo, as Olimpíadas, o réveillon e o carnaval, como em casos de catástrofes ou episódios graves na área de segurança.

O governo federal planeja investir R$ 3,35 bilhões até 2012 por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O projeto de segurança para a Olimpíada prevê ainda a criação de uma força de segurança, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Fonte: Globo
Publicada em 01/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário