sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Governo federal confirma o envio de 2.600 militares para ajudar a conter a violência

 
E o Carnaval?


O Ministério da Defesa informou que vai dobrar o número de homens da Força Nacional para ajudar a reforçar o policiamento e a conter a onda de violência em Salvador, na Bahia. Segundo o ministério, 1.250 homens já foram enviados à capital e outros 1.350 começam a chegar ainda nesta sexta-feira, totalizando 2.600 militares. O governo federal também está disponibilizando quatro helicópteros. Em apenas cinco horas, a região metropolitana registrou 17 assassinatos e duas tentativas de homicídio, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado.

Uma série de casos de vandalismo, com assaltos e arrastões em várias áreas de Salvador, foi registrada nos últimos dias desde que PMs ligados à Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA) anunciaram greve por tempo indeterminado. A Justiça determinou o fim do movimento grevista.

A Marinha acionou 250 fuzileiros navais para a segurança de portos e terminais de embarque, e a Força Aérea Brasileira (FAB) designou cerca de 400 militares para cuidar do funcionamento regular dos aeroportos públicos em todo o Estado.

O secretário de Segurança da Bahia, Maurício Barbosa, disse na quinta-feira que o reforço no policiamento integra um pacote de medidas para a restauração da sensação de segurança. Ele se reúne nesta sexta-feira com representantes de associações de policiais para discutir o assunto.

- Não negociamos sob coação - disse Barbosa, em entrevista coletiva.

O pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Almeida Brito, considerou ilegal o movimento grevista. De acordo com a Secretaria de Segurança, 85% do contingente policial estão nas ruas. No total, são 11 mil policiais militares no estado. A estimativa é cerca de 2 mil homens aderiram ao movimento.

O procurador-geral do estado, Ruy Moraes, disse que, se a Aspra não suspender o movimento, será cobrada multa de R$ 80 mil por dia de paralisação. A decisão judicial está em vigor e foi comunicada quinta-feira à associação.

Caso seja necessário, o Ministério da Defesa informou que outros 4 mil militares da 10ª Região Militar de Fortaleza (CE ) poderão der acionados para reforçar a segurança na Bahia.
 

Carla Ornelas / Divulgação Governo da Bahia


Fonte: O Globo


Comentários do BLOG:

Isto tudo é embuste.

É impossível a realização do Carnaval em Salvador com um efetivo minimo de 5.000 policiais militares por dia. Nenhuma tropa no Brasil está preparada para substituir a PMBA nesse tipo de evento.

Para quem não conhece Salvador parece muito o efetivo da FNSP, mas não é. Aliás, é motivo de piada esse efetivo anunciado.

Para quem conhece e já curtiu o carnaval naquela cidade sabe que, mesmo com 5.000 PM's por dia, a violência é de assustar. Sem eles eu NUNCA iria para Salvador no Carnaval, é suicídio.

Isto de não negociar, informado pelo Secretário de Segurança Pública da Bahia, quer dizer o seguinte:

- Em 2012 não haverá Carnaval na Cidade de Salvador no mês de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário