sexta-feira, 22 de maio de 2009

Governo lança programa de tratamento contra dependência

O Ministério da Saúde lançou dia 13/05/09, um plano emergencial para ampliar o acesso ao tratamento e prevenção em álcool e outras drogas. A informação é de Bernardo de la Peña, do blog do Ancelmo Gois.

O programa, que será voltado para os 100 maiores municípios brasileiros, com população superior a 250 mil habitantes, prevê a criação de 40 centros especiais para o tratamento de álcool e drogas, que além de leitos destinados exclusivamente a esse tipo de paciente, terão um convênio com o Ministério do Trabalho para ajudar na reinserção de ex-dependentes no mercado.

Bela iniciativa, e que não fique só no papel nem sirva só para mascarar estatísticas.

Falando em estatísticas, vale lembrar que o Brasil tem, segundo dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), 11,2% de toda a sua população dependente de álcool; 9% dependente de tabaco; 1,1% dependente de benzodiazepínicos (Valium, Lexotan, Rivot5ril etc); 1% dependente de maconha e 0,8% dependente de solventes. Os dados são de 2002.

Em números absolutos, isso representaria uma estimativa de cerca de 21 milhões de brasileiros alcoólicos; 17 milhões de fumantes inveterados; 3,7 milhões de ansiosos crônicos; 3,5 milhões de maconheiros e - é possível supor - 1,7 milhão de meninos e adolescentes de rua matando a fome com benzina e cola de sapateiro.

Os números não mostram, ainda, a escalada do crack, que nos últimos anos vem rivalizando com os solventes na "preferência" da população de rua. A cocaína, pelo baixo índice de usuários crônicos declarados, também não aparece nestas estatísticas.

Fonte:
Blog Sobre Drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário