quarta-feira, 20 de maio de 2009

SEM POLICIAMENTO COMUNITÁRIO, SEM VERBAS !


"Em entrevista exclusiva à TV Repórter de Crime, o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, afirmou que o governo federal tem um sistema à prova de fraudes para lidar com governos que apresentam projetos na área da segurança pública em busca de recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), que só este ano previa um total de R$ 750 milhões em verbas contigenciadas. Ele disse que os projetos dos governos que não derem prioridade a investimentos em policiamento comunitário (ou policiamento de proximidade, como ele diz) não passarão pelo crivo do Ministério da Justiça.

Isso significa que os governos estaduais e municipais que quiserem pleitear recursos do governo federal para a segurança pública terão que apresentar projetos de policiamento comunitário. A medida pode também explicar porque alguns governos têm projetos modelos nessa área, apesar de uma política repressiva que inclui o uso da força de modo aleatório e sistemático.

A rápida entrevista foi dada durante o terceiro encontro anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Vitória. Balestreri falou ainda sobre a revolução que considera estar acontecendo nas polícias do país: o investimento na formação e aperfeiçoamento de policiais e nos direitos humanos dos agentes da lei.

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário