domingo, 31 de janeiro de 2010

Sensação de Segurança

Comentários do blog - Jornal O Popular


O problema da falta de efetivo nas polícias militares brasileiras é grave e tem que ser resolvido imediatamente. Os Estados alegam dificuldades financeiras para solucionar este problema.

Segurança Pública é e sempre será motivo de gastos exorbitantes por parte do Estado.

A criminalidade em países como o Brasil, onde a falta de uma boa formação escolar irá proibir o acesso a um bom emprego no futuro, combinado com o fácil acesso às drogas (principalmente o crack), propicia o aumento das taxas de furtos, roubos e homicídios.

A única forma de evitar esses crimes é a presença policial em todos os lugares diuturnamente.

Câmeras inibem crimes de menor potencial (furtos a transeuntes, por exemplo), mas não propiciam Sensação de Segurança ao Cidadão.

Cidadão, o que é Sensação de Segurança?

É você deixar as crianças brincarem na rua no período noturno, é dormir com a janela aberta devido ao calor, é permitir que a filha namore na praça e volte para casa a pé, é reunir com os vizinhos na porta de casa e conversar sobre política... é sentir-se seguro!

Somente policiais nas ruas, em grande número, permitirão a Sensação de Segurança.

O problema é que a contratação de muitos policiais significam altos investimentos e baixos salários.

A Polícia Militar deve estudar, urgentemente, a possibilidade de contratar soldados temporários para o serviço operacional, onde após 10 anos de serviço serão dispensados. Atualmente, alguns Estados contratam soldados temporários para o serviço administrativo e guarda de órgãos públicos, São Paulo é um bom exemplo. Na maioria dos Estados não existe este serviço.

Esta medida permitirá o aumento do efetivo (no mínimo 10.000 policiais), facilitará aos Comandantes de Unidades solucionar os graves problemas operacionais sob suas responsabilidades, não haverá impacto na previdência, permitirá a manutenção de um salário digno, reduzirá os crimes de maior incidência (furtos, roubos e homicídios) e permitirá a população a Sensação de Segurança.

Antigamente a palavra estrategista significava a pessoa que sabia usar a espada em combates, ela conhecia o caminho da espada ou a estratégia.

Em combate, verificando que o adversário atacou com a espada da direita para a esquerda, em um ângulo de 45º, o estrategista sabendo o caminho que a espada iria percorrer, saltava para o lado inverso e contra atacava pela esquerda no mesmo ângulo, derrotando o adversário ao descobrir o caminho da sua espada.

"Conheça o caminho da espada e serás um estrategista" (Miyamoto Musashi, 1645).

Nenhum comentário:

Postar um comentário