terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Outras manchetes

Segurança nos Aeroportos



O que aconteceria se um avião das Forças Armadas da Argentina tentasse entrar nos Estados Unidos com elementos sem declarar como armas, drogas, medicamentos vencidos e equipamentos sofisticados de interceptação de comunicações? Logicamente seria barrado.


Foi exatamente isso o que aconteceu em Buenos Aires no último dia 10 de fevereiro. Um avião das Forças Armadas dos Estados Unidos foi revistado ao pousar em Ezeiza e teve parte de seu carregamento apreendido.


Segundo o governo argentino, a aeronave levava membros do Departamento de Defesa americano que dariam um curso de formação para situações de crise à Polícia Federal, mas o material que tinham a bordo não era exatamente o que havia sido acordado entre os dois países.


O chanceler Héctor Timerman afirma que o equivalente a 1/3 da carga - ou 28 metros cúbicos de material - não estavam na lista declarada, como metralhadoras e equipamentos de escuta.




E acrescenta que os militares traziam ainda uma mala verde, que durante seis horas os americanos se negaram a abrir. Após muita negociação, concordaram em mostrar seu conteúdo. No interior, aparatos com códigos secretos e drogas como morfina, ketamina (alucinógeno) e nalbuphina (opiácido altamente aditivo).


A ação do governo argentino, que pediu uma "explicação satisfatória" sobre a presença de material "não declarado", gerou atrito com a diplomacia norte-americana que, por sua vez, reconheceu que houve “discrepâncias” entre a carga declarada e a oficial.


As autoridades representantes do governo daquele país se dizem “perplexos” com a repercussão do caso.


Timerman informou que é a segunda vez que militares norte-americanos tentam entrar na Argentina com material não declarado. A primeira foi em agosto de 2010 e o carregamento incluía fuzis, pistolas, lança-granadas.


Fonte:  blog Aquí me quedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário