quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Americanos sabem sua localização

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos monitora diariamente a geolocalização de centenas de milhões de celulares no planeta, revelou nesta quarta-feira (4) o jornal "The Washington Post", baseado em documentos vazados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden.



A agência recebe informações de "ao menos centenas de milhões de aparelhos" e grava "cerca de 5 bilhões de dados de localização a cada dia", afirma o site do jornal.
"Obtemos grandes volumes" de dados de geolocalização, em todo o mundo, confirmou um funcionário citado pelo Washington Post.
A NSA obtém estas informações conectando-se às distintas redes de celulares do planeta, e monitora a geolocalização para "rastrear os movimentos e observar relações secretas entre as pessoas".
A agência de inteligência armazenaria cerca de 27 terabytes de dados, duas vezes mais que o contido na biblioteca do Congresso americano, a maior do mundo.
Este volume de informação é tão grande que supera a capacidade (da NSA) de digerir, tratar e armazenar os dados, destaca The Washington Post, que cita um documento interno da agência de 2012.
"A capacidade da NSA para 'geolocalizar' é imensa (...) e indica que a agência dirige a maior parte de seus esforços para monitorar comunicações de forma fútil", assinala o jornal.
Há seis meses, Snowden revelou que o enorme programa de espionagem do governo americano monitorava a posição das pessoas rastreando seus celulares, mesmo não sendo utilizados.


Fonte: G1
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário