sábado, 23 de janeiro de 2010

A Criminalidade em Goiânia

Baixa natalidade envelhece Goiânia


Segundo pesquisa divulgada ontem, redução da população jovem será de 31% até 2020

Goiânia é a capital que sofrerá maior redução proporcional no número de jovens entre sua população, no período de 2006 a 2020. A população de 15 a 24 anos de idade deve sofrer uma diminuição de 31,2% no período, porcentual que corresponde a mais do dobro do que é projetado para o Brasil no mesmo período, um recuo de 13%. Já entre 2020 e 2030, a redução em Goiânia deve ser de 22,2%, mais de quatro pontos acima da nacional, que é de 18,3%. As principais causas são a redução da fecundidade e mortes violentas, provocadas por acidentes e homicídios.

As projeções fazem parte do livro A juventude brasileira no contexto atual e em cenário futuro, que reúne seis estudos, e foi lançado ontem em Brasília. As pesquisas foram realizadas com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Universidade de Brasília (UnB), da Caixa Seguros e da Secretaria Nacional da Juventude. Foram estudadas oito regiões metropolitanas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) e quatro capitais (Manaus, Teresina, Goiânia e Brasília).

Goiânia aparece em situação de destaque também em relação à educação. A taxa de analfabetismo entre jovens projetada para 2020 é de 0,25 da população, três vezes menor do que a nacional, de 0,82. Já em relação à taxa bruta de escolaridade, a capital goiana também figura em um cenário amplamente favorável. Pelas projeções, em 2020, 77,38% dos jovens de 15 a 24 anos estarão cursando a série correspondente à idade, proporção que deve passar para 93,12% em 2030. A situação vislumbrada é melhor até do que a da região metropolitana de Porto Alegre (RS), referência em parâmetros educacionais no Brasil.


Carla Borges
Fonte: O Popular


Comentários do Blog:
Redução do número de jovens, aumento do nível educacional e crescimento econômico, as três melhores condições para a redução da criminalidade.

2 comentários:

  1. Já que um dos temas é segurança pública,porque será que é tão dificil conseguir o banco de horas para a região note do estado?exceto Uruaçu,Niquelandia.A melhor fatia mesmo esta em Anapolis.Porque que pra Porangatú não sai o banco de horas e os pms tem que viajar 400 km ou mais,isto é justo?Ou será que não uma falha administrativa?Sr.maj.com o devido respeito,gostaria de saber o porque de tudo isto,e que o senhor encaminhasce a questão ao sr.cmt.geral para providências.

    ResponderExcluir
  2. Só uma sugestão: Gostaria que todos os sd pmgo com mais de 15 anos de polícia olhassem a lista dos cabos que acabaram de serem promovidos por merecimento,95% o RG de 29 para cima é justo??? Está certo que passaram na prova porém JAMAIS nós praça "véi" teremos condições FÍSICA, PSICÓLOGICA E INTELECTUAL para competirmos com os moderninhos, não por sermos inferiores pois não somos,temos muito a oferecer mas na prática do dia a dia, isso devido o desgaste natural da idade e pela falta de oportunidade que não tivemos te pergunto: É JUSTO????

    ResponderExcluir