segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Hacker cria torre pirata para interceptar celulares

Segurança zero



O hacker e pesquisador Chris Paget exibiu ontem num evento de segurança em Las Vegas o conceito de uma torre de celular pirata que é capaz de desviar as conexões de telefones celulares para si e assim interceptar ligações e informações dos aparelhos. Com isso, demonstrou como pode ser frágil a privacidade nas redes das operadoras.


As ligações de telefones celulares são completadas através da passagens por torres conhecidas como ERBs (estações rádio-base). Usando basicamente um notebook e duas antenas de radiofrequência, Paget conseguiu que parte dos celulares de todos na plateia que assistiam a sua palestra se conectassem automaticamente à estação pirata. O mais grave: mesmo que as chamadas sejam criptografadas (isto é, ocultas sob um código) elas podem ser interceptadas, pois o sistema consegue desligar a criptografia.

A estação espiã foi construída para interceptar celulares da tecnologia GSM de segunda geração (2G), mas o hacker afirmou que não seria difícil grampear também uma rede 3G, bastando para isso dificultar a passagem desse sinal, o que faria com que os aparelhos recorressem à rede 2G e assim se conectassem com a falsa torre. Veja mais sobre o assunto aqui.


Fonte: Blog Segurança Digital

Um comentário: