segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Polícia Federal demite 3.000 policiais

Em guerra contra o narcotráfico, Polícia Federal dispensa 3.200 agentes para 'limpar' a corporação.



RIO - Em meio à onda de violência que atinge o nordeste do México, a Polícia Federal do país da América do Norte dispensou 3.200 agentes na primeira parte de um plano para "limpar" o Sistema Nacional de Segurança Pública, segundo informações publicadas nesta segunda-feira pelo jornal "Universal", da Cidade do México. A relação entre policiais e cartéis de tráfico de drogas é um dos grandes desafios das forças de segurança mexicanas.


A segunda fase do processo inclui a abertura de processo disciplinar contra outros 1.200 agentes da corporação. Segundo Facundo Rosas Rosas, comissário-geral da Polícia Federal, e Marco Tulio López Escamilla, diretor da Unidade de Assuntos Internos, esses agentes não passaram no teste de controle de confiança e foram envolvidos em atividades suspeitas.

No domingo, Marco Antonio Leal García, prefeito de Hidalgo, no estado de Tamaulipas, no nordeste do México, onde na semana passada 72 imigrantes - entre eles, brasileiros - morreram em uma chacina, foi assassinado . Foi o o segundo prefeito morto no estado em meio à guerra entre dois cartéis de drogas - Los Zetas e do Golfo - nas últimas duas semanas. A polícia acredita que traficantes e policiais corruptos estejam por trás do crime.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário