quarta-feira, 4 de agosto de 2010

México, drogas - 3 mil assassinatos em 18 dias

Deu em O Globo


O governo mexicano informou nesta terça-feira que, apenas nos últimos 18 dias, o país teve 3.174 assassinatos relacionados ao tráfico de drogas, 176 por dia, número 13% maior que o último registro oficial.
Segundo Guillermo Valdés, diretor do Centro de Investigação e Segurança Nacional (Cisen, órgão de inteligência), a quantidade de mortes violentas registrou uma ascensão desde 2006 e, considerando este ano, supera 28 mil.

Os números foram apresentados por Valdés diante do presidente mexicano, Felipe Calderón, de jornalistas, especialistas em segurança e acadêmicos. Como comparação, ao longo de todo 2009 houve 9.635 assassinatos no México.

Após a divulgação dos dados nesta terça, Calderón se disse de acordo com a abertura de um debate nacional sobre a legalização das drogas. Na segunda, a associação México Unido contra a Delinqüência considerou tal possibilidade como uma alternativa para enfrentar o crime organizado.

- O debate gerado aqui de regulação das drogas é medular, deve acontecer dentro de uma pluralidade democrática. Devem ser analisados sempre, a fundo, os convenientes e inconvenientes. Argumentos de uns e outros são fundamentais - afirmou o presidente, em declarações reproduzidas pelo jornal local "El Universal"
Desde que assumiu o poder, no final de 2006, Calderón declarou guerra aos grupos de narcotraficantes e enviou milhares de soldados e agentes federais para os estados onde o conflito é mais intenso, como os da fronteira com os Estados Unidos.


Fonte: Blog do Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário